Pedras nos rins

Primeiros sintomas de Litíase Renal: você precisa estar atento!

A Litíase Renal, popularmente conhecida como “pedras no rim”, é uma doença que consiste na formação de cálculos, por excesso de determinados sais (como os de cálcio), podendo estar ligados à diversos problemas:

• Alimentação rica em determinados sais e açúcares;
  • Hiperparatireoidismo;
  • Infecções urinárias;
  • Influência genética;
  • Obesos;
  • Baixa ingesta de líquidos.

Depois de formados os cálculos, pode-se ter um quadro sintomático ou assintomático:

• Assintomático: mais comum em cálculos menores, que não estão obstruindo a saída de urina do sistema urinário, e assim, não manifestam dor. Costuma ser descobertos acidentalmente, em raio-X ou exames de imagem.
  • Sintomático: o paciente sentirá dores e poderá ter crises com diversos sintomas associados, que você descobrirá a seguir.

Tudo isso dependerá da localização do cálculo, onde foram formados, tamanhos, estruturas comprometidas, presença concomitante de infecção, e muito mais.

Quais sintomas podem ser indicativos de litíase renal?

Como já lhe dissemos, a doença pode manifestar ou não sintomas. E no caso da existência destes, é preciso estar alerta para:

1. Dores lombares ou na região lateral das costas (flanco)

É um dos sintomas mais característicos da doença. Costuma ser de forte intensidade e que não aliviam com a mudança de posição.
Além disso, esta dor poderá se irradiar para o centro ou lateral das costas, e também para a parte pélvica e abdominal. Em alguns casos, ela atinge também a região genital.

É referida pelos pacientes como dor em cólica, ou ainda como desconfortos ao longo do dia, que podem indicar também a saída do cálculo.

2. Náuseas e vômitos

São mais comuns em casos severos, onde o paciente apresenta um quadro de crise renal. Estes dois sintomas, costumam aparecer juntamente em momentos de cólica intensa.

3. Hematúria

Sangue na urina

A queixa de hematúria (sangue na urina) pode também estar presente na litíase renal, e geralmente é um dos sintomas que mais preocupa os pacientes.

Em alguns casos, ela pode ser microscópica, e aparecer somente no exame de urina (que será pedido pelo médico, na avaliação).
Ela pode indicar lesão no trato urinário, relacionada às infecções ou mesmo à descida do cálculo.

4. Alterações no hábito urinário

A dificuldade em urinar, ou então necessidade de fazê-lo várias vezes ao dia, podem ser indicativos da doença. Ainda, poderá haver dor e ardor neste momento.

Pelo desconforto, também podem ser sintomas que levam o paciente a buscar um médico. Em alguns casos, as alterações urinárias podem indicar a presença de infecção urinária, relacionada com a litíase.

5. Febre

A febre é sempre um sintoma de alerta, e se presente nestes casos, pode ser um indicativo de infecção. Deverá ser investigada a sua frequência, valor, e outros sintomas associados.

6. Calafrios e suor

Apesar de serem queixas comuns, geralmente estão relacionados à febre, e também caracterizam um quadro de crise renal.
Como proceder?

Se você se identificou com alguns dos sintomas acima, e está suspeitando de litíase renal, é essencial que um médico seja procurado imediatamente. Quanto antes o tratamento for feito, melhores as chances de recuperar-se rapidamente, e também de evitar complicações.

A pielonefrite consiste em uma infecção grave nos rins, e em muitos casos, pode ser causada pela presença inicial de cálculos. Portanto, estes sintomas não podem ser ignorados!

Ultrassonografia dos rins

Ao chegar no médico, ele pedirá alguns exames de imagem, que podem ser Raio-X, Ultrassonografia ou tomografia.

Depois de feito o diagnóstico, com consequente localização do cálculo, será definido o tratamento mais adequado para o seu caso, que pode ser:

• Medicamentoso: uso de analgésicos e anti-inflamatórios além de outras medicações para aliviar os sintomas.
  • Tratamento cirúrgico minimamente invasivo: consiste em procedimentos feitos via uretral ou renal percutâneo (através de pequenas incisões da pele) na tentativa de destruir e retirar os cálculos.
  1. Responder
    Monica moura

Realmente tenho tudo isso ja fis um procedimento cirugico por conta dos calculo. E corro o risco de fazer dinovo ..muito boa as suas dicas

• Calculo renal é uma condição bastante recorrente.
      Medidas como beber bastante liquido e diminuir carne vermelha e sal ajudam bastante.

Boa sorte

2. Responder