Uretroplastia perineal

A uretra é uma estrutura do sistema urinário e genital (no caso dos homens), que tem como função a condução da urina para fora do corpo. Nos homens, como participa também do sistema genital, também é encarregada de transportar o sêmen.

Existem situações, como trauma e infecções recorrentes, que podem levar a um “fechamento” (estenose) deste canal, impedindo assim a passagem dos fluidos.

A uretroplastia perineal é uma das opções terapêuticas, e a seguir, serão apresentadas suas vantagens!

Mas, como ocorre a estenose da uretra?

Na medicina, o termo estenose é utilizado para referir-se a obstrução e fechamento de canais, por proliferação de um tecido próprio de “cicatrização”, chamado de conjuntivo.

Esta situação ocorre comumente na presença de infecções, como gonorreia. O trauma da região também pode levar a esta condição, como queda à cavaleiro, fraturas de bacia e com a passagem de sondas.

A condição ocorre mais comumente em homens, embora possa ocorrer nas mulheres sujeitas aos mesmos fatores de risco.

Quais os sintomas da estenose da uretra?

Muitas vezes é um quadro que não surgirá do dia para a noite, mas sim, ao longo de dias. As principais queixas dos pacientes costumam ser:

• Dificuldade para eliminar toda a urina contida na bexiga.
  • Necessidade de urinar a noite.
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
  • Várias idas ao banheiro durante o dia.

Mediante este quadro, exames serão solicitados pelo médico urologista para determinar a melhor forma de tratar esta condição!

Como a uretroplastia perineal será realizada?

A uretroplastia, basicamente, consiste na retirada do segmento que está “fechado” (estenosado) e reconstrução primária ou com substituição deste por outra mucosa, que comumente é retirada da boca do paciente.

O acesso à uretra é feito pela região perineal, com o intuito de minimizar as sequelas para o paciente. Então, será feita a reconstrução do segmento.

Maiores informações serão dadas pelo urologista responsável!