Ressecção endoscópica da próstata

A próstata é uma estrutura exclusiva do homem, e tem como função a secreção de líquido prostático – que fará parte do sêmen.
Sua localização é no sistema genital masculino, e, por meio dela, passa a uretra – canal responsável tanto pelo transporte de urina, como de sêmen.

Sendo assim, qualquer alteração deste órgão acarreta em sintomas urinários e sexuais, exigindo tratamento!

Quais doenças podem exigir ressecção da próstata?

As alterações prostáticas tendem a surgir com o avançar da idade, e dentre as indicações para este procedimento, destaca-se a hiperplasia benigna da próstata.

Trata-se de um crescimento exagerado da glândula, que irá causar obstrução da uretra, e assim, impedindo a passagem de urina.

Portanto, os sintomas mais comumente encontrados serão:

• Necessidade de urinar frequentemente.
  • Queixa de precisar ir ao banheiro a noite, geralmente inúmeras vezes.
  • Sensação de esvaziamento incompleto.

O diagnóstico é feito pelo médico urologista, também responsável pela indicação de tratamento.

Em que consiste a ressecção endoscópica da próstata?

Como o próprio nome sugere, haverá inserção de um instrumento (ressectoscópio) pela uretra, na ponta do pênis, até que a próstata seja alcançada.

Chegando ao órgão, o médico consegue tanto visualizar a glândula, como determinar os pontos em que ela será ressecada. Os fragmentos serão retirados, através de uma sonda, visando evitar infecções e complicações.

E, por falar em infecção, na presença de qualquer alteração urinária que sugira infecção do canal, o procedimento é contraindicado até que seja realizado tratamento com antibióticos.

Quais os benefícios deste procedimento?

Dentre as inúmeras vantagens deste procedimento, destaca-se:

• Tratar-se de um procedimento minimamente invasivo, com alta chance de sucesso.
  • Baixo risco de complicações e mínimas lesões em estruturas adjacentes.
  • Dispensa a necessidade de anestesia geral. Geralmente, a escolha será por um anestésico local.
  • Rápido retorno às atividades do dia a dia.

Para maiores informações, consulte um urologista!