Prostatavesiculectomia radical

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum em homens, e tende a surgir depois dos 50 anos. Sintomas como dificuldade para urinar e micção noturna, podem ser sugestivos da doença, porém em fases iniciais em que há a maior chance de cura, o cancere pode ser absolutamente assintomático.

O atraso em buscar atendimento médico faz com que o tumor se espalhe pelas estruturas vizinhas à próstata, e assim, mais estruturas precisam ser removidas cirurgicamente.

A prostatavesiculectomia radical é uma das opções, e envolve a retirada de toda a próstata, e também das vesículas seminais. A seguir, saiba mais sobre o procedimento.

Como é realizada a protatavesiculectomia?

Atualmente, existem diversas formas de realizar o procedimento:

Cirurgia aberta: realizada através de uma incisão abaixo de umbigo de 15 a 20 cm. Devido ao corte e, a não utilização de câmera de video que magnificam (aumentam) a imagem, as chances de sequelas pós cirúrgicas aumentam significativamente. Associado a isso, há maior dor pós operatória, maior risco de infecção, retorno mais demorado as atividades normais e menor benefício estético.

Laparoscopia e cirurgia robótica: são técnicas recentes, em que a inserção de trocateres substitui a necessidade de grandes incisões (ou cortes). A incisões são de 0,5 a 1,0 cm.

A escolha pelo melhor método é decidida entre médico e paciente, sempre visando os melhores resultados.

Cirurgia robótica para remoção da próstata

Quais as vantagens da cirurgia laparoscópica à aberta?

A laparoscopia é classificada como procedimento minimamente invasivo, pelo fato de causar mínimas lesões às estruturas adjacentes, e também por permitir uma recuperação mais rápida e menos dolorosa do procedimento operatório.

Além disso, muito comumente, a cirurgia aberta lesionava estruturas sexuais e nervos associados, aumentando as chances de disfunção erétil. Para evitar esta sequela, a laparoscopia já tem técnicas que poupam os nervos, e podem ser utilizadas em determinados casos.

Dentre as vantagens da cirurgia minimamente invasiva, destaca-se também a deambulação precoce, menor necessidade de analgésicos e sedação, e a alta precoce (muitas vezes, em 24 horas após a realização do procedimento).

Para maiores informações, consulte o médico seu urologista!