Tecnologia e Inovação. Minimamente invasivo.

Atendimento : Seg. a Sex. - 08:00h às 18:00h
  Telefone : (82) 3231-7813

Litíase

Litíase

Desde a antiguidade que os cálculos do Sistema urinário são descritos. Há relatos de cálculos renais em múmias epípicias de 4800 a.C. Entre os anos de 460 a.C. e 360 a.C. Hipócrates descreveu os cálculos do trato urinário.

A Litíase afeta aproximadamente 10% da população adulta nos países ocidentais. Tem pico de incidência entre 20—60 anos de idade, tendo prevalência ligeiramete maior entre os homens (1,3/1,0). Sua incidência vem aumentando com o aumento da obesidade e o índice de recorrência em 5 anos é de 55%.

Obesidade, clima quente, baixa ingesta de líquidos, dieta rica em sódio, dieta rica em proteína animal, fatores hereditários e uso de algumas medicações predispõe a formação de cálculo no sistema urinário.

Além de história clínica detalhada e exame físico, deve-se solicitor tomografia computdorizada de abdome e pelve, sumário de urina, prova de função renal.

Os tipos de cálculos mais comum são: Oxalato de Cálcio, Ácido úrico, estruvita, cistina e medicamentoso.

O quadro clínico depende da localização:

Cálculos renais

Rim

Os cálculos de rim nem sempre cursam com dor lombar. Isso acontece com maior frequência em cálculos maiores de 10 mm e localizados na pelve renal. Pode ocorrer hematúria (sangramento na urina) e infecção urinária.

O tratamento irá depender do tamanho, localização dentro do rim, dureza e experiência do cirurgião. São alternativas de tratamento: 1) tratamento clínico expulsivo (reservado para cálculos menores de 0,6cm), 2) Litotripsia extracopórea –LECO (cálculos menores que 1,0 cm e cálculos “moles”), 3) ureterorrenolitotripsia flexível à laser (cálculos de até 2,0 cm), 4)nefrolitotripsia percutânea (cálculos maiores que 2,0 cm) e 5) pielolitotomia videolaparoscópica (cálculos maiores que 2,0 cm e localizados na pelve renal).

 

Ureter

Os cálculos de ureter sempre cursam com dor lombar. Podem estar associados a sangramento na urina (hematúria), sintomas irritativos da bexiga, dor testicular, náuseas, vômitos e constipação intestinal.

O tratamento dependerá do tamanho, da localização e da dureza do cálculo.

Cálculos de até 0,6 cm podem ser eliminados espontaneamente em até 14 dias. Cálculos de até 1,0 cm e em ureter proximal podem ser tratados com litotripsia extracorpórea ou ureterorrenolitotripsia flexível. Cálculos de ureter distal podem ser tratados ureteroscopia rígida.

 

Bexiga

O Cálculo de bexiga ocasiona disúria (dor ao urinar), sintomas obstrutivos (dificuldade ao urinar podendo até ocorrer retenção urinária), infecção urinária e hematúria (sangramento ao urinar).

O tratamento pode ser realizado com cistolitotripsia a laser (fragmentação endoscópica do cálculo) ou remoção cirurgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *