Tabagismo e câncer de bexiga

Hábito de fumar, pode causar câncer de bexiga?

Hábito de fumar e câncer de bexiga, qual a relação? Apesar de muita gente achar que o ato de fumar cigarro esteja apenas associado ao câncer de pulmão, estudos mostram que não é bem assim que acontece.

Vários estudos já comprovaram que existe uma forte relação entre o uso de cigarro e o desenvolvimento do câncer de bexiga.

Mas como acontece essa relação? Quais os sintomas de câncer na bexiga? Como diagnosticar esse tipo de problema e como prevenir?

Bom, se você ainda não tem a resposta para estas perguntas, mas preza por sua saúde e deseja se inteirar mais sobre o assunto, então recomendo que confira esse post na íntegra e descubra tudo o que você precisa saber sobre a o hábito de fumar e sua relação com o câncer de bexiga. Nesse artigo, você também vai saber:

• Principais sintomas do câncer de bexiga;
  • Como diagnosticar essa doença;
  • Tratamento e prevenção do câncer de bexiga.

Confira!

Habito de fumar e câncer de bexiga: Qual a relação?

Um dos grandes estudos já realizados sobre o câncer de bexiga, publicado em uma das principais revistas cientificas internacionais, a Journal of the American Medical Association, envolveu a participação de mais de 450 mil pessoas e nele foi apontado que cerca de 65% dos casos de câncer de bexiga em homens e 30% em mulheres tinha relação com o uso de cigarro.

Essa relação se deve, em grande parte, a alterações sofridas na composição do cigarro ao longo dos anos.

Com o passar do tempo, os fabricantes de cigarro diminuíram alguns compostos como a nicotina e o alcatrão nesses produtos, mas em compensação elevaram os níveis de toxinas como beta-naftilamina por exemplo, que se trata de um poderoso agente cancerígeno que afeta a bexiga e o troto urinário de um modo geral.

Estas informações, associadas a novos dados que surgem constantemente na mídia, comprovam a forte associação entre o hábito de fumar e o câncer de bexiga, sendo que esta relação tende a ser mais elevada em homens do que em mulheres.

Principais sintomas do câncer de bexiga

sangramento na urina

Um dos principais sintomas do câncer de bexiga são hematúria (sangramento na urina). Além deste outros sintomas também pode ocorrer, tais como:

• Ardência ao urinar;
  • Fadiga;
  • Dor pélvica;
  • Polaciúria (eliminação frequente de urina);
  • Perda de peso.

Lembrando que o câncer de bexiga, em sua fase inicial, não apresenta sintomas aparentes.

Por esse motivo é que o diagnóstico precoce dessa doença é fundamental para garantir que o tratamento adequado seja realizado o quanto antes e assim seja possível obter maiores chances de cura.

Como diagnosticar essa doença?

O diagnóstico do câncer de bexiga se dá por meio da realização de exames como:

• Ultrassonografia
  • Cistoscopia (exame endoscópico da bexiga e da uretra)
  • Tomografia de abdome e pelve com contraste endovenoso

Boa parte dos casos de câncer de bexiga podem ser diagnosticados ainda na fase inicial (70%). Portanto mantenha sempre seus exames de rotina em dia para evitar que esse tipo de problema acabe lhe causando surpresas desagradáveis no futuro.

Tratamento e prevenção do câncer de bexiga

tratamento contra câncer de bexiga

O tipo de tratamento implementado vai depender do grau de evolução do câncer de bexiga (estadiamento).

Se o tumor estiver confinado apenas ao revestimento interno (mucosa e submucosa) da bexiga, o tratamento mais adequado é a ressecção transuretral, que nada mais é do que a remoção total do tumor durante o exame endoscópico da bexiga e da uretra.

Agora, a medida em que a doença invade a parede da bexiga, outros tratamentos são indicados como a cistectomia parcial, que corresponde a remoção de parte da bexiga, ou mesmo a cistectomia radical, que se refere a retirada total deste órgão.

Em complementação ao tratamento, é possível que haja a necessidade de imunoterapia, para diminuir a chance do tumor voltar (recorrência) ou quimioterapia, para eliminar qualquer vestígio de célula cancerígena que por ventura tenha caído na corrente sanguínea. Há também a chance do uso de radioterapia em casos selecionados.

As formas de prevenção mais indicadas são beber bastante liquido, manter sempre os seus exames de rotina em dia e evitar ou mesmo abandonar o habito de fumar, pois como mesmo vimos mais acima, este habito apresenta forte relação com o câncer de bexiga.

Ficou com alguma dúvida sobre câncer de bexiga? Então acesse mais informações e agende uma consulta agora mesmo!