Exame de próstata

Exame de próstata: quebrando com o silêncio inicial do câncer de próstata

O Câncer de próstata é o de maior incidência entre os homens, excetuando-se os canceres de pele não-melanoma, principalmente a partir dos 50 anos. Como não manifesta sintomas inicialmente, o seu diagnóstico costuma ser tardio, e nestes momentos, já atingiu outros órgãos.

Uma das formas de prevenir e tratar a doença precocemente, é com o diagnóstico precoce: o toque retal associado ao exame de sangue (PSA- antígeno específico prostático). Esta é uma das formas mais simples e eficazes de descobrir a doença em seus momentos iniciais.

Quais são os fatores de risco?

Existem alguns fatores que aumentam a chance entre os homens de desenvolver a doença, e por isso, é preciso estar atento:

• Idade: a doença é mais frequente em homens a partir de 50 anos.
  • Histórico familiar: a presença de um familiar atingido, aumenta em 2 vezes a chance de desenvolver a doença. Quanto mais casos tiver na família, maiores as chances.
  • Alimentação: uma dieta rica em gorduras, e pobre em vitaminas, podem propiciar o desenvolvimento da doença.
  • Raça: o câncer parece ser mais comum em negros.

O que é o exame de próstata?

Se trata de um exame simples e de rotina, feito em consultório, pelo seu médico.

Consiste no toque retal, e através dele, o médico pode avaliar a consistência da próstata, tamanho e presença de nodulações. Mesmo pequenas alterações já poderão ser percebidas, e assim, serão pedidos outros exames para a investigação da doença.

O ideal, é que o exame seja feito a partir dos 50 anos em homens “normais” (ou sem fatores de risco), e a partir de 45 anos naqueles que possuem mais chance de desenvolver a doença (situações listadas anteriormente).

Quais são os sintomas da doença?

Exames e SintomasNa maioria dos casos, a doença não manifesta sintomas, e assim, não leva o paciente a buscar auxílio médico. Por isso, é essencial que o exame seja feito rotineiramente, para que no caso de desenvolvimento do câncer, este possa ser diagnosticado em fases iniciais.

Existem alguns sintomas que podem ser manifestados em fases mais avançadas da doença:

• Alterações urinárias: a micção noturna e dificuldade para urinar, podem ser os primeiros sintomas da doença.
  • Dores nas costas: corresponde à estágios mais avançados da doença, em que já existem metástases (presença do câncer em outros órgãos).

Quais as possíveis complicações?

Como se trata de um câncer, o não tratamento poderá resultar em metástases, como descrito anteriormente.

A metástase consiste no “espalhamento” do câncer para outros órgãos, sejam vizinhos, ou distantes (que será feito pela corrente sanguínea ou vasos linfáticos).

Nestes casos, o paciente começa a apresentar outros sintomas (como a dor nas costas, mencionada anteriormente), e como a doença já se encontra em estágio mais grave, o tratamento é mais intenso, e as chances de cura, menores.

Se o exame de próstata indicar alterações, o que será feito?

Nem sempre uma alteração no seu exame de próstata será um indicativo de câncer. Em casos de suspeita, o médico pedirá alguns exames para melhor avaliar:

• PSA: um exame que pode ser feito facilmente. Costuma alterar em doenças da próstata em geral. Entre essas doenças, o câncer. Por esta razão ele não deve ser analisado isoladamente e sim juntamente com o exame físico da próstata (toque retal).
  • Ultrassom: também se trata de um exame feito em consultório, e que avaliará a integridade da próstata, tamanho e estruturas vizinhas.
  • Ressonância Multiparamátrica da próstata: Atualmente é o exame mais utilizado para casos de suspeita de câncer de próstata. Não é suficiente para fechar o diagnóstico, mas indica a área de maior suspeita para a doença, facilitando a biópsia.
  • Biópsia: é somente com a biópsia que se pode definir o diagnóstico de câncer. Avalia o tecido prostático, suas características, para então diagnosticar ou eliminar a possibilidade de câncer.

E se não for câncer?

Existem outras doenças, mais simples, que também podem atingir a próstata, e em um momento inicial serem confundidas com câncer. Depois de uma avaliação mais apurada de seu médico, o diagnóstico será feito, e o tratamento será decidido em conjunto. Conheça outras duas doenças que causam sintomas semelhantes:

• Hiperplasia benigna da próstata: corresponde a um crescimento da próstata, que pode causar dificuldades para urinar ou ejacular.
  • Prostatite: é uma infecção do órgão, que na maioria dos casos é ocasionada por bactérias.

Sendo assim, realize o toque retal rotineiramente, e no caso de qualquer sintoma, busque seu médico!