Dores ao urinar

Causas de dor ao urinar. O que significa?

A urologia é a área da medicina responsável pelo estudo e tratamento do sistema urinário (que envolve bexiga, rins, ureteres e uretra) de homens e mulheres, e também pelo sistema reprodutor masculino.

Dentre as principais queixas desta especialidade, destaca-se a dor ao urinar – tecnicamente, chamada de disúria. Ela costuma ser relatada das seguintes formas:

• Dor em queimação no momento de ir ao banheiro;
  • Ardência urinária constante;
  • Sensação de peso na bexiga;
  • Peso ao urinar;
  • Sensação de incapacidade de urinar;
  • Necessidade de ir ao banheiro diversas vezes por dia, sempre eliminando pequenas quantidades de urina.

Você já sentiu isso em algum momento da vida? A seguir, saiba as principais doenças relacionadas a este sintoma!

As principais causas da dor ao urinar

A presença de uma ou mais queixas apresentadas anteriormente, pode estar relacionada com alguma doença do trato urinário e/ou genital. A maioria dos casos requer tratamento. Portanto, se você apresenta estes sinais, não deixe de procurar seu médico!

Conheça as causas possíveis deste problema:

Infecção urinária

Apesar de ser muito comum em mulheres, também acomete os homens, e costuma ser de origem bacteriana. Este tipo de infecção pode acometer:

• Bexiga: sendo chamada de cistite;
  • Rins: caracterizando uma pielonefrite;
  • Ureteres;
  • Uretra.

A dor ao urinar poderá ser acompanhada de peso na bexiga, dores nas costas, necessidade constante de urinar, e em alguns casos, até a presença de sangue na urina.

O tratamento geralmente é feito com antibióticos, e portanto, o médico deve ser consultado o quanto antes possível!

Vulvovaginites

O sistema reprodutor feminino é formado por diversas estruturas, e dentre elas, encontra-se a vulva e a vagina – localizadas externamente, próximas da uretra.

Naturalmente, a região é rica em bactérias e outros micro-organismos, que em situações de baixa imunidade, aproveitam-se para causar infecções. Além disso, sabonetes perfumados, roupas íntimas e outros fatores também podem desencadear a doença.

Pela proximidade com o sistema urinário, estas infecções (chamadas de oportunistas), acabam resultando em corrimentos vaginais, coceiras, dores ao urinar, desconforto durante a relação sexual, e outras queixas.

Doenças da próstata

O desconforto e a dor ao urinar também podem estar relacionados ao sistema reprodutor masculino. E, nestes casos, a próstata costuma ser uma das causadoras!

Trata-se de um órgão sexual, responsável pela produção do líquido prostático (eliminado durante a ejaculação). A próstata está muito próxima à bexiga, e também é cortada pela uretra (o canal de saída da urina).

Dentre as doenças, podemos encontrar:

• Prostatites: referem-se a infecções na próstata.
  • Hiperplasia prostática benigna: costuma acometer homens com mais de 50 anos, e se trata de uma condição em que o órgão aumenta drasticamente de tamanho, atrapalhando a saída da urina.
  • Câncer: pelo mesmo motivo da proximidade do órgão com a uretra, haverá dor ao urinar.

Doenças sexualmente transmissíveis

Tanto nos homens como nas mulheres, as doenças sexualmente transmissíveis também podem ser causadoras da disúria. Dentre elas, podemos nos lembrar de clamídia e gonorreia.

Frequentemente, haverá presença de febre, corrimentos, desconfortos, coceira, e outros. O médico deverá ser buscado urgentemente nestes casos, para que o tratamento seja realizado!

Consulte seu urologista.