Câncer de próstata

Quais os tipos de câncer de próstata?

A próstata é um órgão sexual exclusivamente masculino, e que conta com uma estrutura complexa. Sua principal função é produzir o líquido prostático, que será parte da composição do sêmen.

O câncer de próstata vem preocupando a maioria dos homens, principalmente com o avançar da idade. Existem dois motivos principais influenciadores do desenvolvimento da doença. Conheça-os:

• Idade: como já dito anteriormente, a idade é um dos fatores que preocupa, e o aumento da expectativa de vida (isto é, os homens passaram a viver mais anos) está relacionado com o aumento do número de casos nos últimos tempos.
  • Hereditariedade: a presença de casos na família também interfere, e a chance é diretamente proporcional ao grau de parentesco – se o pai teve a doença, o filho possui grandes chances de desenvolvê-la, maior que se o câncer tivesse aparecido em seu avô.

Diversos outros fatores também estão sendo estudados e relações vêm sendo comprovadas.

E, depois de feito o diagnóstico, um dos pontos importantes também é o tipo de câncer de próstata presente. A seguir, conheça os principais!

Os 2 Principais Tipos de Câncer de Próstata

É difícil determinar a extensão e gravidade da doença, e para isso, existe uma escala que classifica o câncer em estágios: a chamada escala de Gleason.

Além deste estadiamento, conhecer o tipo do câncer de próstata é essencial para decidir o melhor tratamento. Esta classificação se baseia no tipo de tecido atingido, pois, como dito anteriormente, a próstata é um órgão complexo e formado por estruturas distintas.

Adenocarcinoma

Responsável por 95% de todos os diagnósticos de câncer de próstata, o adenocarcinoma atinge o epitélio glandular – isto é, as glândulas responsáveis pela produção do líquido prostático.

É de se esperar que este seja o tipo mais comum, quando se pensa na função do órgão: a de secreção!

Sarcoma

Embora menos comum, a presença de câncer na parte muscular da próstata também pode ocorrer. Você deve estar se perguntando a função que o músculo desempenha neste órgão, não é?

A resposta é simples! É preciso que o líquido prostático seja expelido com grande força e agilidade no momento da ejaculação, e para isso, nada melhor que fibras musculares responsáveis pela constrição do órgão.

Como perceber um câncer de próstata?

Câncer de próstata

Esta é uma pergunta que muitos homens se fazem, principalmente quando percebem mudanças do sistema genital e/ou urinário.

Inicialmente, o câncer dificilmente manifestará sintomas, visto que no princípio da doença, ele não atinge grandes extensões do órgão.

Com o crescimento e avançar do tumor, que geralmente ocorre de forma lenta, existem algumas manifestações facilmente perceptíveis, relacionadas com a posição do órgão: a próstata está extremamente próxima da bexiga, e também, é cortada pela uretra.

Sendo assim, os principais sintomas serão referentes a desconfortos urinários: sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, necessidade de ir muitas vezes ao banheiro, vontade de urinar a noite, e muito mais.

Em estágios mais graves, que há metástases (isto é, invasão de outras estruturas), os sintomas são mais acentuados:

• Perda de peso;
  • Sensação constante de mal-estar;
  • Anemia;
  • Dor óssea, pelo fato deste tipo de câncer atingir principalmente a coluna vertebral.

E outros, sempre relacionados com o órgão atingido.

Como prevenir?

A principal forma de prevenir o câncer de próstata é buscar conhecer a presença da doença nos estágios ainda iniciais, para investir no tratamento, e buscar a remissão do tumor.

A maioria dos homens conhece o principal exame diagnóstico de câncer de próstata, que é o toque retal. Ele costuma ser feito pelo médico urologista, anualmente, a partir dos 50 anos (esta data pode ser antecipada quando há presença de casos na família).
Além dele, existem outras formas de rastrear a doença:

• PSA: se trata de um exame laboratorial, que deve ser feito anualmente. Sua avaliação não é individual, e deve ser feita sempre comparando os resultados anteriores.
  • Ultrassonografia: também é utilizada em alguns casos, principalmente quando há suspeita de tumor.

Previna-se. Consulte seu urologista.